
O republicano Donald Trump tomou posse como o 47º presidente dos Estados Unidos em Washington, Estados Unidos, nesta segunda-feira (20). Trump recebeu 312 votos do colégio eleitoral americano e teve 51% dos votos populares. Ele assume a presidência com a promessa de acabar com o conflito no Oriente Médio, já que teve papel importante no acordo de cessar-fogo antes mesmo de assumir o poder. Além disso, pretende dar fim à guerra entre Ucrânia e Rússia, fazer frente ao comércio chinês com o aumento de tarifas de produtos importados e reduzir o custo de vida para os americanos, que disparou com o aumento da inflação durante o governo de Joe Biden.
Durante a campanha eleitoral, Trump teve que lidar com condenações criminais e um ataque a tiros durante um comício. Ele retorna à Casa Branca com discurso de que pretende anexar o Canadá e a Groenlândia e intervir militarmente no Panamá. Além disso, confiou ao bilionário Elon Musk um departamento dedicado a cortar gastos federais.
Já no Brasil a posse de Trump não impactou o mercado como de esperado. O dólar encerrou a segunda-feira em desvalorização de 0,4%, valendo R$ 6,04. O Banco central injetou US$ 2 bi em dois leilões de linha nesta segunda-feira .
Muito do que acontecerá em 2025 será determinado pelas ações de Donald Trump apenas um twitter dele,pode fazer preço nos mercados os traders teram que ficar de olho no presidente.